Conforme avança a tecnologia, nossa vida está cada vez mais digital. Isso aumenta os meios que nos trazem conforto e praticidade, assim como as possibilidades de fraudes também.

O uso do cartão de crédito como meio de pagamento é prioridade para uma grande parcela dos brasileiros, é importante proteger o seu cartão e o celular no qual os aplicativos estão instalados.

Usar o cartão de crédito de forma inteligente inclui também protegê-lo contra qualquer ameaça.

Por isso, preparamos 10 dicas de segurança para você ficar de olho e prevenir os possíveis golpes que existem atualmente.

1. Dê preferência a sites e lojas conhecidas
Sempre que for comprar online, procure lojas seguras, confira os dados antes de finalizar a compra e na desconfiança, procure outro site.

2. Use o cartão virtual pela internet
Para compras online, dê preferência ao cartão de crédito virtual. Ele gera um número específico para cada transação, evitando que caso seus dados caiam em sites fraudulentos eles sejam reutilizados posteriormente.

3. Tome cuidado com a senha do seu cartão
A senha do cartão de crédito é de uso pessoal e intransferível. Em momento algum deve ser informada para outras pessoas. Evite também escrever sua senha em papéis e em hipótese alguma guarde sua senha junto ao cartão.

4. Mantenha o CVV do seu cartão em sigilo
CVV (Card Verification Value) é um código único de segurança. Sem esse número não é possível realizar transações digitais com o seu cartão, por mais que o fraudador possua todas as outras informações. Portanto, não compartilhe com ninguém.

5. Nunca passe dados pessoais e bancários por telefone
Cuidado com seus dados sensíveis, não passe seus documentos e número de cartão de crédito em ligações telefônicas ativas. Se precisar atualizar seus dados, utilize um dos canais digitais seguros.

6. Evite enviar fotos do seu cartão de crédito
Quando você envia uma foto do seu cartão de crédito para informar dados como nome completo, número e data de validade, o risco de parar em mãos erradas é grande. Por mais que você tenha controle dos seus dados, não há como saber se a pessoa que recebeu a imagem toma os mesmos cuidados. Evite a todo custo.

7. Cuidado com o golpe da compra por aproximação
Especialmente em locais cheios, evite andar com seu cartão de crédito no bolso. Alguns bandidos se aproximam de você com uma maquininha e sem que você perceba, passam no seu cartão algum tipo de pagamento. O ideal é deixar o cartão de crédito na carteira ou na bolsa, mas nunca solto ou sem proteção. Sempre confira também se o valor da sua compra está correto.

8. Cuidado ao deixar aplicativos bancários abertos
A nossa vida financeira hoje passa pelo celular e os aplicativos bancários permitem que nós façamos todo tipo de transação. Portanto, proteja seu celular com senha e de preferência, só permita o desbloqueio mediante a leitura digital ou facial.

9. Cuidado com links e downloads suspeitos
É possível receber algumas mensagens e com apenas um clique você baixar um vírus em seu aparelho deixando suas informações vulneráveis. Por isso, é necessário confirmar com a pessoa que enviou a mensagem se o link é mesmo seguro. Se receber links ou arquivos estranhos, desconfie! Tenha um antivírus instalado em seus aparelhos eletrônicos. 

10. Descarte seu cartão corretamente
Levar o cartão vencido em uma agência do seu banco é uma forma bastante segura de descarte e a mais indicada. Mas você também pode descartar normalmente os cartões no lixo reciclável. Afinal, eles são feitos de plástico. Nesse caso, a dica é sempre cortar o seu cartão e inviabilizar a leitura das informações impressas, principalmente o chip.

Seguindo esses cuidados, será muito mais difícil cair em armadilhas e golpes.